Fortaleza da Barra

Trilha que vai da Fortaleza da Barra à bela e deserta Praia da Galheta. Esta praia só é acessível por trilha.


Esta trilha nos reserva uma vista deslumbrante. Ao conquistar o cume do morro principal será possível observar diversos pontos repletos de beleza natural como a Lagoa da Conceição em quase toda a sua extensão, as dunas da praia da Joaquina, o parque florestal do Rio Vermelho, e algumas entre as mais belas praias da ilha: Praia Mole, Praia da Galheta e Praia da Barra da Lagoa.

Iniciaremos a trilha na Fortaleza da Barra e desbravaremos um antigo caminho aberto pelos primeiros moradores da Barra da Lagoa que o utilizavam para a pesca na praia da Galheta. Atualmente, esta praia é a única da ilha livre à prática de naturismo, prática essa que se dá mais na alta temporada.

Durante o ano, é pouco frequentada, sendo que seus únicos visitantes costumam ser os surfistas e pescadores. É de grande importância cultural ressaltar que os primeiros pescadores da área eram indígenas, e que graças a isso, um sítio arqueológico localizado no costão norte da praia poderá ser visitado – a oficina lítica da ponta do caçador.

Ainda teremos a opção de caminharmos até a praia Mole pelo costão sul por meio de uma pequena, mas charmosa trilha. A praia Mole é famosa por ser uma das mais agitadas da ilha.

Tempo de percurso: 1 hora
Nível: fácil, com subidas.
Recomendações: levar protetor solar, repelente, boné, água, calçar tênis confortável.